quinta-feira, 10 de julho de 2014

Sagrada Famíla


A manhã começou cedo. O ponto de encontro era o Hotel Generator (onde fiquei estes dias em Barcelona). Durante a manhã o Lapin era quem nos acompanhava no Workshop. Chegados à Sagrada Família, o Sagar Forniès juntou-se a nós. Percorremos o templo com uma guia, que nos foi explicando alguns detalhes. "O projecto da catedral da Sagrada Família foi iniciado por Gaudi em 1883, quando tinha apenas 31 anos de idade. A esta obra dedicou 40 anos da sua vida, sendo os últimos 15 quase em exclusivo, até à sua morte em 1926".
Esmagados com tanta beleza e grandiosidade, subimos então a um local (onde o público não pode normalmente aceder), no final da nave central mesmo em frente ao Altar-mor, de onde se avistavam de mais perto os tectos e todos os pormenores deste espaço magnífico! O Lapin propôs como primeiro exercício captar as diversas formas, as nuances das cores dos materiais.

 
 
 
O segundo exercício foi desenhar a fachada da Natividade, a única feita por Gaudi ainda em vida, em contrapicado! O sol estava muito "caliente", mas ninguém desistiu, nem eu com a dor de pescoço que se começou a instalar!
 




Foi muito interessante a partilha de desenhos, a apreciação e explicações do Lapin!
O grupo dispersou-se a seguir ao almoço, mas eu resolvi ficar dentro da catedral a observar, a absorver a magia deste espaço, a desenhar mais alguns detalhes, como os vitrais, este Cristo suspenso junto ao Altar-mor. Não me apetecia sair, queria prolongar as sensações, o momento...


 

2 comentários: