segunda-feira, 25 de maio de 2015

Turim Dia 2

 
Giusppe Allamano nasceu em Turim e foi o fundador dos missionários da Consolata. A Casa da Consolata onde ficámos desta vez é a mais antiga de todas.
Em 1901 foram enviados os primeiros missionários, 4 homens, para o Quénia, mas a intenção era a Etiópia. Giuseppe Allamano deu-lhes as melhores máquinas fotográficas que havia na altura para que pudessem registar tudo em imagens. Também deviam escrever periodicamente e relatar pormenorizadamente tudo o que faziam, o que os rodeava. Ele nunca partiu em missão pois a sua saúde nunca o permitiu.
Nesta Casa da Consolata existe um museu, do qual o responsável é Guiseppe Quatrocchio. Tem um imenso espólio trazido pelos missionários, em grande parte, mas também fruto de ofertas, e que é no mínimo fascinante.
Começámos por uma viagem aos primórdios da Humanidade, desde o "nascimento" do primeiro homem às suas movimentações pelo globo, épocas glaciares. Uma altura que que tudo se contava por milhares de anos... Acho curiosa esta abordagem num local de missionários cristãos: não foi Deus que criou o Homem?



Com tanta, tanta coisa linda para desenhar, desde animais a embalsamados a insectos, com borboletas de mil cores, e muitíssimo mais pelo meio, fiquei-me por esta estatueta fetiche (que continha veneno) e pelos escudos de protecção... Como acredito que tudo na vida tem um sentido, seguramente existe uma explicação...



Sem comentários:

Enviar um comentário